5 Dicas para Perder o Medo do Palco

5 Dicas para Perder o Medo do Palco

Para quem se manteve dançando na quarentena ou para quem decidiu encarar os ensaios de ballet no pós-pandemia, os desafios são grandes, não é mesmo? Um bastante comum no cenário atual é o medo do palco. Você tem lidado com essa ansiedade e quer resolver o problema?

Então fique sabendo que chegou ao post certo! A gente separou várias dicas para apoiar você a enfrentar esse desafio e acertar em cheio nas apresentações. Siga a leitura para conferir!

  • Não falte aos ensaios

Muito do medo de palco vem do receio de esquecer os passos e coreografia e, para isso não acontecer, você precisa treinar muito! Não falte os ensaios de ballet, aplique-se nos exercícios e sempre que tiver qualquer dúvida sobre as movimentações do espetáculo, não tenha medo de questionar! 

  • Não tenha medo de questionar

Inclusive, essa é uma ótima dica! Manter a comunicação ativa com a professora e colegas de classe do ballet é essencial para garantir uma boa performance. Assim, você conquista segurança nos passos e acerta a performance do espetáculo de dança. Mais uma vez: caso a insegurança bater à sua porta, aceite o desafio e pergunte para quem estiver comandando o ensaio.  

  • Permita-se sentir ansiedade

Treinou muito e esclareceu as suas dúvidas durante o ensaio? Então mantenha a calma, vai dar tudo certo! Lembre-se, porém, que uma apresentação de dança é algo importante e tudo bem sentir ansiedade para que esse momento chegue.

A dica é colocar um limite para sentir ansiedade, já que esse sentimento é natural quando um compromisso relevante está chegando. Por exemplo, sua apresentação está marcada para às 20 horas? Então proponha-se ficar com friozinho na barriga até às 15 horas!

  • Medite antes da apresentação

Você já ouviu falar sobre os poderes da meditação? São, realmente, muitos, mas para quem está sentindo medo de subir ao palco, podemos considerar as seguintes vantagens:

controle da ansiedade;

redução do estresse;

aumento da autopercepção e do autoconhecimento;

desenvolvimento do foco nas atividades desafiadoras;

ampliação da autoestima etc.

Sim! Tudo isso você conquista com a criação do hábito de meditar, ao menos, 15 minutos diários. Não deu para começar a meditar e a sua apresentação está chegando? Apostar na meditação antes do espetáculo é também uma boa forma de reduzir o medo do palco. 

  • Descanse bem e evite a cafeína

Um outro benefício inegável da meditação é que ele apoia o descanso de qualidade, cuidado que faz muita diferença na hora de encarar os palcos. Lembre-se que só a meditação não resolve a insônia pré-espetáculo, ainda mais quando você estiver tomando bebidas energéticas ricas em cafeína! Por isso, cesse o consumo de cafeína uma noite antes, combinado? 

Prontinho! Agora que a sua leitura chegou ao fim, você já sabe como encarar a ansiedade e o medo do palco. Lembre-se de aplicar as nossas dicas e encarar esse desafio de frente! Apoie-se nos benefícios da dança para conquistar uma super performance na apresentação e arrase!

A gente espera que as dicas deste post tenha ajudado você! Caso queira curtir outros materiais relevantes para a vivência no ballet, siga-nos no Instagram! @iadlinapenteado