Fusão das Academias Iris Ativa Dança e Lina Penteado

Fusão das Academias Iris Ativa Dança e Lina Penteado

HISTÓRIA DA ACADEMIA LINA PENTEADO

Tudo começou há mais de 50 anos, em 1952, época em que ainda não havia em Campinas nenhuma atividade sistemática no campo da dança. Lina Penteado, por puro idealismo e amor à dança, resolveu criar um curso de dança em uma sala de sua casa.

Em poucos anos, Lina Penteado fez de sua academia uma referência nacional no ensino da dança. Conquistou o respeito de todos trabalhando com seriedade e, principalmente, com ousadia, não medindo esforços para trazer a Campinas alguns dos melhores mestres de ballet do país e até do exterior.

Em 1970, foi pioneira ao filiar-se à tradicional e respeitada Royal Academy of Dance de Londres. Desde então, já recebeu inúmeros examinadores vindos das mais diversas partes do mundo. Sediou dois grandes eventos internacionais organizados em parceria com a Royal e recebe, anualmente, inúmeras alunas de diversas cidades da região que aqui veêm para prestar seus exames.

Outra etapa importante da trajetória da Academia foi a criação, em 1977, do Corpo de Baile Lina Penteado. Formado inicialmente por professoras e alunas dos graus mais adiantados, foi constituído como uma entidade artística sem fins lucrativos e independente da Academia. Oferecendo aprimoramento técnico e artístico, além da possibilidade de uma carreira profissional para os alunos da Academia, o Corpo de Baile Lina Penteado passou a produzir espetáculos de dança do mais alto nível.

O notório brilho e o irrepreensível nível profissional de todos esses espetáculos levaram a Câmara Municipal de Campinas, em 1983, a declarar oficialmente o Corpo de Baile Lina Penteado como Órgão de Utilidade Pública Municipal. Finalmente, em 1989, o Corpo de Baile profissionalizou-se passando a se chamar Companhia de Dança Lina Penteado.

HISTÓRIA DA ÍRIS ATIVA DANÇA

Fundada em 1986 por Liliana Testa (aluna da Lina Penteado), juntamente com outras duas sócias, a Íris Ativa Dança marcou a cena cultural de Campinas em seus 25 anos de existência e de tradição no ensino da dança.

Celeiro de grandes talentos, participou de inúmeros festivais competitivos sendo premiada, por três vezes, no Festival de Dança de Joinville. A academia foi escolhida para representar Campinas no Mapa Cultural de São Paulo, tendo conquistado o segundo lugar nesta premiação estadual. Foi escolhida pelo Maestro Benito Juarez para atuar na ópera “O Guarani” e na reinauguração do Teatro da Paz em Belém – PA.

Além de prêmios relacionados ao ballet clássico, obteve também diversas premiações com seus grupos de dança contemporânea e jazz. Seus alunos eram avaliados, anualmente, por examinadoras da Royal Academy of Dance, em Londres, e recebiam certificados reconhecidos internacionalmente.

Em 2000, a aluna Luiza Rocco foi aprovada em 1º lugar para ingressar no Bolshoi, em Joinville.

A FUSÃO


No início de 2011, a Academia de Ballet Lina Penteado uniu-se à Academia Íris Ativa Dança formando a IAD – Lina Penteado, tendo Liliana Testa (Full member da Royal Academy of Dance of London) como proprietária e diretora artística. Essa fusão permitiu dar continuidade ao legado da Lina Penteado, proporcionando às suas alunas a oportunidade de prosseguirem seus estudos com o mesmo nível de qualidade, além de contarem com professores de comprovada experiência.

A junção de forças destes dois centros de excelência da dança foi um processo natural, uma vez que a formação de Liliana Testa foi feita na própria Academia de Ballet Lina Penteado.

Nos projetamos pelo ensino do ballet clássico, por ser a base de todas as danças porém oferecemos cursos de diferentes estilos como jazz, sapateado, e dança contemporânea.