Comemoração 50 anos de atividade

Comemoração 50 anos de atividade

A semana começou em tom festivo na Academia Iris Ativa – Lina Penteado. Agora é oficial: Para comemorar os 50 anos de atividades, a Academia irá realizar duas noites de Gala no Teatro Castro Mendes. As apresentações serão do balé clássico de repertório Dom Quixote, em 21 e 22 de junho. E, especialmente para a ocasião, a diretora Liliana Testa irá trazer um bailarino querido da Casa: Tauler Abrão, no papel de Basílio. Como amor atrai amor, o papel de Quitéria será da lindíssima Taís Diana, noiva de Tauler.

Sim, temos aqui uma história de Amor.

Tauler Abrão é mais um daqueles exemplos de bailarino “nascido e criado” em nosso Templo. Depois do desempenho em capoeira, jazz e dança contemporânea, Tauler chegou à Academia Lina Penteado, aos 12 anos de idade, por meio de um professor que viu nele potencial para o balé clássico. Suas primeiras aulas foram com Renata Zavickis e Mônica Truffi e, a partir daí, as demais professoras se renderam ao talento do menino. Foram anos de aulas no método RAD (Royal Academy of Dance of London), além de muito apoio e incentivo à profissão – tudo isso por quase uma década.

E deu muito resultado. Em 2012, Tauler foi contratado pelo Ballet Nacional Del Sodre, no Uruguai. Sob direção do aclamado bailarino argentino Julio Bocca e orientação da consagrada Natalia Makarova, Tauler estrelou nos balés Sinfonietta, Consagração da Primavera, O Lago dos Cisnes, Hamlet Russo e La Bayadere, entre tantos outros, sempre em ótimas turnês para lugares como México, Oman e diversos países da América do Sul, incluindo o Brasil.

Mas foi em seu segundo ano na Companhia uruguaia que a vida mudou. Com carreira expressiva, que conta com passagem pelo Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Ballet Etudes Company of South, da Flórida, influência, incentivo e apoio de Cecilia Kersche e de seu marido Pedro Kraszczuk, além de diversas premiações em Festivais, a bailarina carioca Taís Diana chegou ao Ballet Nacional Del Sodre em 2013. Lá dançou e arrebatou Tauler. Neste ano de 2014, o casal foi convidado a atuar como primeiros bailarinos na promissora Companhia SESI Minas. Não tiveram dúvida: regressaram ao Brasil com intuito de fazer fama em palcos nacionais, formar família e refazer laços.

“E nesse nosso retorno ainda recebemos o convite de Liliana Testa para atuar nessa linda Gala em comemoração aos 50 anos da Academia Iris Ativa – Lina Penteado. É com muita felicidade e entusiasmo que eu e Taís aceitamos. Estar novamente em palcos campineiros, ao lado de profissionais que praticamente me criaram e ao lado da mulher da minha vida é mais que refazer laços, é estar em família!”, diz Tauler, pra lá de grato.

Não é uma história de Amor?

Antes das apresentações dos dias 21 e 22 de junho mostraremos aqui nas Redes Sociais (Facebook e Instagram) algumas fotos e vídeos dos ensaios do casal em Dom Quixote. Aguarde!