Liliana Testa

Liliana Testa

Liliana Testa

Professora de Ballet Clássico

FORMAÇÃO

Formada pela Royal Academy of Dance of London, com graduação em todos os níveis até o Advanced, é full member da instituição;

Professora graduada Royal por meio de exames de TC (Teacher Certificate);

Bailarina formada pelo MEC, estudou na Academia de Ballet Lina Penteado.

OS CAMINHOS DA DANÇA

Em 1979 fez parte da companhia profissional Balé da Cidade de São Paulo.

Em 1986, abriu a Academia de Ballet Íris Ativa Dança, onde atuou como diretora artística, coreógrafa e bailarina do Grupo Íris Ativa Dança.

Em 1987, foi convidada pela ABAL – Associação Brasileira de Artistas Líricos, para coreografar e participar com seu grupo do projeto “Villa Lobos”, em homenagem ao centenário do nascimento do compositor.

Convidada pelo Maestro Benito Juarez, da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, a coreografar e dançar na ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes, com participação do CORALUSP (Coral da Universidade de São Paulo) e do Grupo Íris Ativa Dança, apresentado em Campinas e na re-inauguração do Teatro da Paz, Belém do Pará; também gravado pela Rede de Televisão Cultura de São Paulo.

1990 a 2000 – foi mestra de Ballet Clássico do Grupo Galpão I, de Indaiatuba.

1990 a 1998 – foi mestra de Ballet Clássico do Grupo Dançarte, de Americana.

Dançou no espetáculo “Corpo e Alma” ao lado de Áurea Hammerli, primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Foi convidada para fazer a abertura do Festival SESC Móbil – Campinas – SP.

Em 1994 e 1995 o Grupo Íris Ativa Dança participou, a convite da bailarina Ilara Lopes, do espetáculo “Fórum de Dança” no Teatro Paulo Eiró, SP, onde se reuniram os melhores grupos do Estado.

Participou, a convite da Secretaria Regional de São Paulo das comemorações de aniversário das cidades de Arthur Nogueira e Jarinu.

O Grupo Íris Ativa Dança foi selecionado na audição para o ballet “O Lago dos Cisnes”, realizado pela ACED – Associação Campineira das Escolas de Dança, juntamente com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, com quatro solistas e sete membros do corpo de baile.

Participou a convite da Secretaria de Cultura de Indaiatuba do evento “Setembro em Dança”, ao lado de Andréa Tomioka e grupos premiados.

Em 2004 e 2006 foi jurada do Festival de Danças Populares de Jundiaí, a convite da Secretaria de Cultura.

Por sete anos, o Grupo foi convidado a apresentar-se na cidade de Ribeirão Preto.

Em 2011 assumiu a direção da Academia Íris Ativa – Lina Penteado.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Seminário de preparação para Exames de Teacher Certificate, ministrado por Mônica Balalai.

Curso para professores de ballet clássico, níveis Advanced e Solo Seal, com Miss May, da Royal Academy of Dance of London.

Curso intensivo em nível profissional da Academia Dalal Ashcar – Rio de Janeiro.

Curso intensivo de Ballet Clássico Profissional (método russo) com Alla Mickhalchenko, primeira bailarina do Ballet Teatro Bolshoi, Joinville – 1996.

CURSOS E WORKSHOPS MINISTRADOS

Nas cidades de Mogi-Mirim, Fortaleza, Ribeirão Preto (três vezes contratada), Campo Grande (duas vezes contratada), Holambra, Valinhos, Indaiatuba e Americana. Em 1992, ministrou a Oficina de Ballet Clássico em Ribeirão Preto, a convite da Oficina Cultural Cândido Portinari.

EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL

Estagiou em Londres, onde teve a oportunidade de conhecer famosos maitres: Louise Brown, Aniie Heaton e John Field, ocasião em que participou da montagem “Giselle”, cuja apresentação foi apreciada pelas mais ilustres figuras do ballet londrino.

MAITRES DE BALLET CLÁSSICO

Maria Helena Mazzetti, Addy Addor (ex-bailarina do American Ballet Theater), Sacha Svetlof (maitre especializado no método Bolshoi), Marília Franco, Carla Perotti, Fernando Fabri (metodologia cubana), Yoshi Morimoto, Cleusa Antunes, Yellê Bittencourt (maitre do Ballet de Geneva) e Ismael Guizer.