Cinco benefícios da dança para o corpo e para a mente

Cinco benefícios da dança para o corpo e para a mente

Você já deve saber que a dança é uma atividade física que ajuda a melhorar a saúde do corpo e também a mente. Como já dizia o escritor alemão Friedrich Nietzsche: “Deveríamos considerar perdido o dia em que não dançamos nenhuma vez.”

O ato de dançar está presente em nossas vidas através de nossa cultura, seja ela qual for. A dança é uma manifestação artística que tem presença marcante na cultura popular brasileira representando um veículo privilegiado de expressão de sentimento e comunicação social. 

Então, que tal levantar da cadeira e dançar? Confira os 5 benefícios da dança para o corpo e a alma:

  1. A dança melhora a coordenação motora e o equilíbrio, trabalhando os membros inferiores – coxas, glúteos, pernas, abdômen e braços, ou seja, você terá um corpo forte e delineado, como das bailarinas; 
  2. Dançar é um ótimo exercício para o coração. Pratique três vezes por semana e aumente sua frequência cardíaca, gerando mais disposição e energia no seu dia-dia. 
  3. O trabalho de fortalecimento muscular realizado por meio da dança vai te deixar mais ereto, uma verdadeira postura de bailarina! Isso acontece porque os músculos estão mais fortes, principalmente das costas, mas também porque você ganha autoconfiança.
  4. A sensação de bem-estar durante a prática do exercício provoca a liberação de endorfina, que melhora o humor e a autoestima. Além da endorfina, a dança libera dopamina e serotonina, que também são hormônios de prazer e felicidade.
  5. A dança ativa a espontaneidade e a confiança em si mesmo. É muito indicada para pessoas tímidas, pois a dança serve como uma forma de comunicação.