7 Benefícios do Ballet na Infância

7 Benefícios do Ballet na Infância

A atividade física desempenha um papel fundamental na saúde e no desenvolvimento das crianças.

O Ballet associa os benefícios de um exercício físico ao prazer e beleza da dança, auxiliando, inclusive, no desenvolvimento de habilidades sensoriais, cognitivas e emocionais.

Realizar um esporte, dança ou outra atividade física pode colaborar para o desenvolvimento infantil para além da saúde.

ballet-infantil

Veja abaixo 7 Benefícios do Ballet Infantil:
1. INCENTIVA A SOCIABILIDADE E NOVAS AMIZADES
O ballet requer trabalho em equipe constante e contínuo, o que desenvolve na criança habilidades de comunicação, além de trazer noções de respeito ao próximo, respeito aos limites individuais e de grupo e acaba por possibilitar a construção de fortes laços de amizade.

2. ENCORAJA A DISCIPLINA FÍSICA, CONTROLE E CONSCIÊNCIA CORPORAL;
A necessidade de superação física das Bailarinas é bastante conhecida do público, esse desafio traz para a criança a possibilidade de trabalhar em si, desde muito cedo, a noção corporal e o autocontrole, fundamentais no Ballet.

3. INSPIRA SENSO DE CONFIANÇA FÍSICA E MENTAL
A timidez e dificuldade de socialização estão muito associadas à falta de autoconfiança. No ballet infantil a premissa é a interação e a diversão, o que possibilita que as crianças aprendam a confiar em si e em seus colegas e professores. Outra habilidade bastante trabalhada é a liderança, através de exercícios que possibilitam que a criança seja protagonista das suas ações, tornando-as mais confiantes em seu potencial.

4. DESPERTA BOA POSTURA E HABILIDADE CORPORAL
Os exercícios de Ballet trabalham fundamentalmente a postura e a consciência corporal, desenvolvendo na criança habilidades motoras e cognitivas.

5. PROMOVE ENTENDIMENTO DA RELAÇÃO ENTRE MÚSICA, RITMO E MOVIMENTO CONTROLADO
A associação entre movimentos físicos e música desenvolvem na criança o ritmo, contribuindo para desenvolver a memória e a consciência sensorial.

6. DESENVOLVE O CONHECIMENTO DE OUTRAS FORMAS DE ARTE ASSOCIADAS À DANÇA.
O ballet aproxima a criança das outras formas de arte e de cultura, tais como: música, artes cênicas e visuais, o que contribui para um desenvolvimento holístico desde a primeira infância.

7. APRIMORA O FOCO E A CONCENTRAÇÃO
Crianças têm energia de sobra e, portanto, dificuldades para se concentrar. Isso muitas vezes atrapalha o desempenho escolar ou a socialização da criança. Durante as aulas de ballet, a criança é constantemente incentivada a desempenhar o exercícios propostos pelo professor, que exigem disciplina e concentração constantes.
Incentive seu filho a praticar atividade física, conheça nossa metodologia de aulas de Ballet e venha participar com o seu filho de momentos únicos.

 

Conheça nossos cursos, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *